Curso "Out from classroom"
Porquê Finlândia
Finlândia onde o sistema de ensino tem sucesso reconhecido. A confiança é a base, não são precisos testes escritos, pelo menos até ao nono ano, para comprovar o que o aluno sabe, pois já o demonstrou ao longo das atividades e no final, o aluno em diálogo com o professor acorda o resultado da avaliação final.
O caminho é para este tipo de avaliação critica e consciente do trabalho realizado.
Os alunos reconhecem o que é necessário aprender para resolverem seus problemas, recebem as ferramentas necessárias para as aplicarem na resolução de problemas – podemos dizer que é a construção de uma autonomia através duma educação presente e orientadora a educação para a autonomia.
Organização e preparação
Participação na sessão de Divulgação do Programa Erasmus+;
Encontros para elaboração do projeto D-Flex;
Análise do novo modelo - Autonomia e Flexibilidade;
Reuniões de preparação logística - viagens, alojamento, curso e documentos;
Treino linguístico- língua inglesa;
Inicio do processo EUROPASS;
Conhecimento sobre o sistema educativo Finlandês os hábitos e a cultura;
Realização de Formações em GSuite e em eTwinning;
Conhecimento dos restantes participantes a partir da plataforma Padlet;
Preparação da apresentação do nosso País, região, escola e projeto educativo realizada no curso.
Geocaching - Joensuu
O tema “Out from classroom”, promoveu a ideia de abertura da sala de aula, mediante o aproveitamento dos recursos ao nosso redor, com o envolvimento de tecnologias modernas, como foi feito num GEO Caching pelo centro da cidade, a partir da plataforma “Seppo” criada na Finlândia, e direcionada para atividades escolares. A utilização do telemóvel numa ideia de “Bring your divice”, permite uma avaliação contínua do cumprimento das tarefas propostas ao longo da atividade.
Sobrevivência
Joensuu é um local cercado de lagos e floresta, sendo necessário aprender as técnicas de natação, orientação e sobrevivência. Na atividade de sobrevivência que realizamos, o ato de colocar a minhoca no anzol para pescar pode revelar, desde cedo, a necessidade de se trabalhar uma criança ao nível emocional. Em Oliveira do Bairro tem-se o rio Cértima e foi aproveitada a proximidade de Oiã com a Pateira de Fermentelos para a realização de uma atividade "Out from classrrom"
Visita de Estudo - Monte Ukko-Kolin
Participámos numa visita de estudo aos montes Ukko Koli, com uma altitude de (apenas) 347 metros: estrutura geológica simples, sem fósseis, com algumas espécies vegetais, mas muito bem explorada para o trabalho com alunos de forma interdisciplinar. Antes da visita são distribuídos temas pelos alunos, estes pesquisam e local fazem uma exposição oral do tema. Biodiversidade, Religião, História, Geologia, Arte.
Experiêncas
Este país permitiu vivenciar, nesta época do ano, o "nunca anoitecer" e comparar a diferença de luminosidade, nos mesmos horários, em duas latitudes diferentes, Joensuu e Helsinquia. É curioso verificar que a grande diferença de intensidade luminosa durante o ano altera marcadamente a vida das pessoas, ao ponto de a taxa de suicídio ser bastante elevada. A presença de luz e do calor das saunas é essencial para a vida de um Finlandês.
Parcerias
O eduKarjala Training Institute será um parceiro que continuará a colaborar compartilhando boas práticas. A ação envolveu participantes de dez países, que apresentaram os projetos das suas escolas, com ideias para parcerias em projetos e partilha de informação. Durante a formação, alguns professores demonstraram interesse na realização de projetos com a nossa escola: Espanha, Eslovênia, Eslováquia e Alemanha, tendo a professora da Eslovênia realizado um job shadowing na nossa escola.
Neste ano iniciamos o desenvolvimento de projetos eTwinning e estes contatos serão úteis.